A importância da análise qualidade do ar em ambientes internos

Siga Nossas Redes Sociais

Outros Artigos

Envie Ideias para Conteúdo

A qualidade do ar de interiores tornou-se um tema de pesquisa importante na área de saúde pública. Esse interesse ocorreu após a descoberta de que baixas taxas de troca de ar em ambientes fechados ocasionam um aumento considerável na concentração de poluentes químicos e biológicos no ambiente.

Nessas últimas décadas, houve um grande aumento de queixas relacionadas à qualidade de ar em locais fechados, principalmente em edifícios de microclima artificial. Essas queixas geraram variados estudos em diferentes países e períodos, a EPA (Environmental Protection Agency) reportou que em diversos ambientes o ar interior pode estar até 10 vezes mais poluído que o ar externo, e que cerca 75% dos ambientes fechados pesquisados têm problemas com Vírus, Bactérias, Germes, Ácaros, Fungos, Mofos e substâncias químicas nocivas.

Segundo a OMS, atualmente mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano devido a enfermidades causadas pela contaminação do ar interior.  O mesmo órgão indicou ainda que 1,1 milhão de mortes poderiam ser evitadas se as normas de segurança fossem respeitadas.

Sendo assim, na atual condição de vida nas cidades, na qual passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, fica clara a necessidade de se fazer um monitoramento e análise da qualidade do ar para a segurança, saúde e bem-estar de todos.

Compartilhe esse Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
Posso Ajudar?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?